Dados econômicos no radar dos investidores

  •  
Dados econômicos no radar dos investidores (Foto: Pexels) Dados econômicos no radar dos investidores

O contrato futuro do Índice Bovespa encerrou o pregão de ontem (21) em considerável alta. Esse movimento foi conduzido, principalmente, pela discussão sobre a privatização das estatais. Mesmo sem estar na lista das 17 empresas, foi anunciado que o governo pretende privatizar a Petrobras antes do fim da atual gestão. Além disso, o setor de construção civil também contribuiu para a alta do Índice com o anúncio que a CEF lançará uma linha de crédito atrelada ao IPCA.

Enquanto isso, a ata do FED sinalizou que o corte dos juros de julho foram um ajuste de meio de ciclo e não o início de uma sequência de reduções. O ajuste foi motivado tanto pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China quanto pela baixa inflação norte americana. Isso trouxe alívio à aversão ao risco no cenário externo e fez com que a sessão de ontem fosse favorável às divisas emergentes, ocasionando a queda do contrato futuro de dólar frente ao real.

Política

O Senado aprovou ontem (21) a medida provisória 881/2019, conhecida como MP da liberdade econômica. A autorização para o trabalho aos domingos, incluída pela Câmara, foi retirada do texto final. Como a MP perderia validade no próximo dia 27, os governistas decidiram abrir mão desse ponto. O texto segue para a sanção presidencial, uma vez que o texto recebido pelo Senado não sofreu acréscimos.

O Ministro Paulo Guedes reiterou a intenção do governo de criar um imposto sobre transações financeiras, nos moldes da antiga CPMF. Ela seria uma forma de compensar a perda de receita ocasionada pela desoneração da folha de pagamentos. Por sua vez, a intenção da desoneração é diminuir o desemprego.

Empresas

O Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) aprovou a privatização de nove empresas. Além da Eletrobras e da Casa da Moeda, os Correios e a Codesp também estão na lista. Além delas, também levantou -se a possibilidade de privatização da Petrobras antes do fim do atual governo.

Como a Oi encontra -se em recuperação judicial, o termo de compromisso que trata da transição do comando da Companhia ainda aguarda a aprovação do MP do RJ.

Ativos em destaque

DTEX3
Preço compra R$ 13,55

LREN3
Preço compra R$ 50,75

(Redação – Investimentos e Notícias)