Corte da Selic favorece redução de juros para financiamento e crédito com garantia imobiliária

  •  
Corte da Selic favorece redução de juros para financiamento e crédito com garantia imobiliária Foto: Divulgação Corte da Selic favorece redução de juros para financiamento e crédito com garantia imobiliária

O Banco Central (BC) acaba de reduzir a taxa Selic de 6,50% ao ano para 6% a.a., corte de 0,5 ponto percentual, atingindo nova mínima histórica. De acordo com a Credihome, plataforma online de soluções de crédito para compradores e proprietários de imóveis, a decisão do BC foi acertada e favorece a queda dos juros praticados no Brasil, beneficiando os consumidores que buscam por modalidades de crédito como financiamento imobiliário e crédito com garantia imobiliária.

"A redução das taxas na ponta do consumidor acontece mais pelo aumento da concorrência, porém a queda Selic abre espaço para que os competidores anunciem novos cortes. Fintechs como a Credihome têm exercido papel importante de aumentar a oferta de crédito no mercado e forçar a prática de juros mais justos, em direção a níveis mais em linha com os praticados mundialmente", afirma Bruno Gama, CEO da Credihome.

O estímulo a modalidades de crédito com prazos mais longos e juros menores faz parte da agenda do BC, que já anunciou recentemente a redução do compulsório para instituições financeiras que oferecem crédito com garantia de imóvel. O aumento do uso de imóveis como garantia - embora ainda incipiente se comparado a seu potencial de crescimento - já permite que o consumidor acesse no Brasil crédito livre com juros na casa de 1% ao mês e prazos de até 20 anos.

"Uma redução de 0,5 p.p. vai levar a um juro real muito baixo, em torno de 2% ao ano, muito mais próximo das grandes economias. Esse é um passo importante para a normalização da economia brasileira que já fala em eliminar "jabuticabas", como por exemplo a TR que deverá ser substituída gradualmente pelo IPCA nos financiamentos imobiliários", acrescenta o executivo.

(Redação - Investimentos e Notícias)