FecomercioSP considera positiva redução da Selic para 6%

  •  
FecomercioSP considera positiva redução da Selic para 6% Foto: Divulgação FecomercioSP considera positiva redução da Selic para 6%

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) avalia como positiva a decisão do Banco Central (BC) em reduzir a taxa de juros de 6,5% para 6% e retomar o ciclo de queda da Selic – que havia sido interrompido em março de 2018.

Para a Entidade, o posicionamento é justificado após a aprovação da Reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Além disso, houve baixa na inflação. Por outro lado, o nível de desemprego ainda é alto e o câmbio se valorizou recentemente, por isso, a queda dos juros pode contribuir para o equilíbrio econômico. Segundo a FecomercioSP, reduzir a Selic é indispensável para acelerar a retomada do emprego e diminuir o custo da dívida, o que é muito relevante para um país com alto grau de endividamento como o Brasil.

A Entidade ressalta que apoia o processo de redução de juros e espera que seja o início de um ciclo de quedas. Ao longo de 2019, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reuniu cinco vezes e manteve a Selic em 6,5% em quatro dessas reuniões; agora, reduz a taxa para 6%. Houve poucas mudanças efetivas na condução da política monetária, o que é positivo no sentido de fazer compreender que o Banco Central não é um órgão do governo, mas do Estado.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses registrou queda e deve se estabilizar abaixo dos 4%. De acordo com a FecomercioSP, diante desse cenário, a tendência é de redução de juros e aposta de que até o fim do ano a Selic esteja abaixo de 6%.

(Redação - Investimentos e Notícias)