Para ACSP, BC acertou ao cortar Selic e pode fazer novos cortes para taxa chegar a 5,5%

  •  
Para ACSP, BC acertou ao cortar Selic e pode fazer novos cortes para taxa chegar a 5,5% Foto: Divulgação Para ACSP, BC acertou ao cortar Selic e pode fazer novos cortes para taxa chegar a 5,5%

Para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acertou ao reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 p.p., para 6% a.a.

“Esse corte mais agressivo foi acertado e até surpreendeu, mostrando que o Copom está preocupado com o nível de atividade econômica - que está enfraquecendo mais do que o esperado – e quer estimular a economia”.

Para ele, “as condições para a redução da taxa de juros estão dadas tanto no campo monetário – com a inflação sob controle e dentro da meta – quanto no campo fiscal, com a aprovação da reforma da Previdência avançada. Esses fatores justificam plenamente esse processo de redução da taxa básico de juros”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Para ele, o Copom pode promover novos cortes nas próximas reuniões, até que a taxa Selic chegue a 5,5% no fim do ano. “Contudo, para que essas reduções se transfiram para o consumidor, são necessárias quedas também no recolhimento compulsório dos depósitos a prazo, que hoje está em 31%, ainda muito alto”.

(Redação - Investimentos e Notícias)