Identificar se o negócio é viável pode trazer benefícios

  •  
Identificar se o negócio é viável pode trazer benefícios (Foto: Divulgação) Identificar se o negócio é viável pode trazer benefícios

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Uma pesquisa realizada em 2012 pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), mostrou que 44% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio. Porém, muitas vezes o dinheiro e a determinação não são suficientes para obter sucesso. 

Antes de qualquer coisa, a pessoa tem que identificar se possui vocação para o empreendedorismo. “No processo de planejamento de carreira, temos ferramentas que nos auxiliam a identificar o perfil do profissional e saber se o mesmo tem as características e perfil para se tornar um empreendedor. Além disso, a experiência do coach de carreira é fundamental para a identificação desse perfil”, disse Claudia Monari, diretora de Outplacement da Career Center.

Com perfil favorável a esse tipo de atividade - ter o próprio negócio - e as circunstâncias trazidas pela transição na vida profissional - o profissional opta por este caminho. Para Claudia, às vezes pode ser arriscado investir dinheiro em algo que você não tenha perfil ou que o mercado não tem demanda. “Tudo depende não só de perfil, mas também de mercado”, ressaltou a diretora.

Claudia alerta aquelas pessoas que sonham em ter o próprio negócio para avaliar o mercado e fazer um bom plano de negócio. “Identificar se o negócio é viável pode realmente trazer benefícios”, finaliza.

(MR – Agência IN)