Confira dicas para blindar suas contas on-line e proteger sua identidade

  •  
Confira dicas para blindar suas contas on-line e proteger sua identidade (Foto: Divulgação) Confira dicas para blindar suas contas on-line e proteger sua identidade

A StubHub, a empresa de revenda de ingressos do eBay, anunciou mês passado que criminosos acessaram as contas de mais de mil clientes e seus ingressos comprados. A violação afetou EUA, Canadá e Reino Unido. Os ladrões conseguiram informações de login e senha em outros sites em que os usuários do StubHub tinham conta. Esse é mais um lembrete para que os internautas nunca usem a mesma senha para várias contas, recomenda a TransUnion, birô de crédito americano que, no Brasil, é especializado em tecnologia para análise de crédito, risco e dados.

“Os ladrões de identidade estão ficando mais espertos e mais rápidos para roubar informações pessoais dos consumidores, por isso é preciso agir de forma inteligente, para ficar à frente deles”, adverte Ken Chaplin, VP da TransUnion nos EUA. “Os consumidores devem mudar as suas senhas de contas on-line com mais frequência e criar senhas difíceis de se decodificar.”

Para ajudar as pessoas a proteger sua identidade, a TransUnion compartilha com os consumidores seis passos fáceis para criar senhas fortes e minimizar o risco de se tornar vítima de roubo de identidade.

1.       Conta diferente? Senha diferente! Se um criminoso conseguir roubar a senha de uma de suas contas, não facilite para ele roubar outras.

2.       Não seja óbvio! As primeiras senhas que os criminosos tentarão são: “senha”, “123456789” ou outras obviedades.

3.       Escolha letras e números aleatórios! Não use o seu nome ou data de aniversário de jeito nenhum. Se puder, evite até usar palavras reais.

4.       Erros ortográficos são bons! Se sua ideia de senha for "eu odeio amarelo", substitua algumas letras por números e símbolos como "3u 0dei0 4m@rel0”.

5.       Quanto mais longa, melhor! Quanto mais longa a senha, menor a chance de ela ser descoberta.

6.       Repita conosco: mnemônico! Mnemônico é um conjunto de técnicas utilizadas para ajudar no processo de memorização. Pense em uma frase, como “Minha cor favorita é verde”, e use a primeira ou a última letra de cada palavra como a sua senha ("Mcfev" ou "Araee", no exemplo).

(Redação – Agência IN)